Victor Queiroz Ferreira, um Brasileiro, Chines e Indonesio

Aqui vc vai encontrar os mais variados assuntos que eu gosto: Futebol, esportes em geral, vídeo game, musica, estudos, dicas multi-culturais, família, amigos, comida, e diversão

segunda-feira, 26 de abril de 2010

1 ano e seis meses!!




Um ano e meio! Parabéns pela data "redonda"! Seu filho se parece cada vez mais com uma pessoinha de verdade. A cara de bebê está definitivamente indo embora, e ele aprende novas artes todo dia. Será a hora de largar as fraldas? Há crianças que só fazem isso depois dos 3 anos, e outras que aprendem cedo a usar o penico ou a privada.

Hora de pensar no penico?
Muitos especialistas dizem que 1 ano e meio é cedo para começar a pensar em desfraldamento; as avós rebatem: "Mas você parou de usar fralda com 1 ano!". Quem está certo? É claro que tudo depende de cada criança, e até pode ser que alguma já esteja pronta para o grande passo. Antes de pensar no assunto, você precisa notar sinais de que seu filho está preparado.

Até mesmo o conceito de que cada coisa tem um lugar certo -- incluindo o xixi e o cocô -- só se desenvolve depois dos 2 anos. Melhor mesmo por enquanto é tocar de leve no assunto, conversando sobre o que você faz no banheiro, para que servem as coisas etc.

Cada vez mais ágil
A criança quer saber sempre o que há dentro, atrás, embaixo de tudo o que vê. Se há alguns meses ela se contentava em esvaziar a gaveta, agora ela vai tentar colocar tudo de volta para ver se cabe.

Movimentos amplos ainda superam a coordenação motora fina, porque crianças de 1 ano e meio não têm paciência de ficar paradas fazendo atividades que exijam a habilidade das mãos. Algumas podem ser atraentes: pintura com os dedos, colorir com giz de cera, fazer torres com bloquinhos, abrir e fechar portas e, claro, apertar todo e qualquer botão que aparecer pela frente.

Um telefone ou controle remoto que não estejam mais funcionando podem servir de brinquedo. Colocar uma coisa dentro da outra é fascinante. Existem quebra-cabeças de madeira (em que formas se encaixam no baixo relevo) ótimos para essa fase.

Um dos sinais de que a destreza manual dele está melhorando é que ele já consegue segurar um copo sem tampa e beber sem derramar (muito...).

Primeiras amizades
Agora que seu filho já anda e fala um pouco, ele vai ter mais interesse em se relacionar com as pessoas, principalmente crianças. Mais que amigas, porém, ele as vê como "objetos de estudo" interessantíssimos. Quando cutuca, puxa o cabelo, arranca o brinquedo do colega. não é porque seja anti-social, mas porque está fazendo experiências.

Tenha paciência e o exponha a situações variadas. Quanto mais ele interagir com os outros, mais rápido vai aprender a conviver em grupo. É a melhor hora para combinar com mães de crianças mais ou menos da mesma idade e fazer passeios juntas, para qualquer lugar onde os pequenos possam brincar à vontade.

Não, não e não
Anda ouvindo muito essa palavra ultimamente? Por um lado, ela sai da sua boca a cada minuto, na tentativa de evitar algum desastre. Por outro, seu filho adora dizê-la para desafiar você.

Conforme ele vai ficando mais autoconfiante, as vontades aparecem com mais força. E a você cabe decidir quando o "não" é absolutamente necessário (ele quer subir numa cadeira para mexer no fogão, por exemplo), ou quando você pode deixá-lo tentar (se ele insiste em fechar o cinto da cadeirinha do carro sozinho) por um tempo, até ver que não consegue.

Para evitar os ataques de birra, você pode usar algumas estratégias. Os chiliques sempre acontecem na hora em que você está mais ocupada, e com pressa. De manhã, por exemplo, experimente levantar 15 minutos mais cedo para fazer as coisas com calma.

Um comentário:

Nana disse...

hahah, como bateu com ele!!!